segunda-feira, 12 de março de 2012

Ape Hanger – As Famosas “Seca Suvaco”

A criação das motos Chopper veio do conceito de cortar o que não era necessário nas Harley-Davidson pós guerra e ganhou força com o filme Easy Rider As Chopper nasceram quando o regresso da 2ª guerra mundial dos soldados norte americanos, que depois de andarem em motos Européias mais leves e ágeis, começaram a retirar de suas Harley-Davidson peças “dispensáveis”. O termo "Chopper" vem de retirar, cortar.
Há muito poucos exemplos desta categoria de fabricação própria das fabricantes, pois geralmente, são criada e alterada pelos próprios donos, ou oficinas especializadas em chopper. As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que fica alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor maior que nas custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância entre eixos bem grande. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto. Geralmente não possuem banco para a garupa, alforges ou paralamas dianteiros. Seu visual é bastante despojado e agressivo.
O conceito de moto chopper, originado dos EUA, foi disseminado mundo afora através do filme Easy Rider (Sem Destino), lançado em 1969, em que os atores Peter Fonda e Dennis Hopper interpretam os dois motociclistas que viajam pela América sobre suas choppers. Quando se fala em moto "chopper", a primeira imagem que vem à cabeça é uma moto com muitos cromados, garfo dianteiro enorme, guidão alto (apelidado de "seca-sovaco") e tanque em forma de gota. As motos do filme Easy Rider, que tinham nome (chamavam-se: Capitão América e Billy Bike), talvez sejam as "Choppers" mais famosas do mundo.
Réplica da Capitão América de Peter Fonda no filme Easy Rider
Réplica da Billy Bike de Dennis Hopper no Filme Easy Rider A partir desse filme, o design da moto chopper se difundiu, o que levou os proprietários das Harley e das Indians a modificarem suas motocicletas em busca do visual chopper. Hoje, a indústria de motos chopper continua com seu espírito "hand made", não modificando mais motos de linha, e sim construindo suas motos, desde o chassi, motor, tudo totalmente personalizado.
OCC – Orange County Choppers A febre chopper ganhou novos adeptos com o programa de TV a cabo que era gravado dentro da fábrica da OCC – Orange County Choppers, o American Chopper, mostrando o dia-a-dia na criação e as famosas brigas familiares de seus integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário