A Yamaha Ténéré 660 passou a contar com ABS recentemente
Há pouco tempo, falamos aqui no blog sobre o aumento na quantidade de motos que circulam pelo País equipadas com freios ABS. Agora, este número irá crescer ainda mais. Entrará em vigor a resolução número 509/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna obrigatória a presença do sistema ABS nas duas rodas para as motos nacionais e importadas com propulsor igual ou superior a 300 cc a partir de 1º de janeiro de 2016.
Já os modelos com capacidade cúbica inferior a 300 cc deverão contar com sistema de freios combinados (CBS). O mesmo que já equipa a
Honda CG 150 Titan e o
Dafra Citycom 300i.
Freios combinados, como os da Honda CG 150 Titan também serão obrigatórios
De acordo com a Resolução do Contran, a regra será implantada de forma gradativa. A partir de janeiro de 2016, 10% da produção ou importação correspondente a cada marca deverá se enquadrar nas normas. No início do ano seguinte, por sua vez, o mínimo aceitável será de 30%. O documento informa que todas as motos produzidas ou importadas ao País deverão ter freios CBS ou ABS a partir de 1º de janeiro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário